• +55 (85) 99825-4162
  • campbrasilemail@gmail.com

O que é Discipulado e Discipular?

Discípulo no grego quer dizer aluno, aprendiz, aquele que aprende. Aquele que segue e se entrega ao ensino de alguém. Aquele que se assenta aos pés de um mestre para aprender com ele. Discípulo já era uma palavra usual nos tempos do novo testamento, tanto que o termo não foi usado apenas para designar os seguidores de Jesus. Podemos ver este termo antes, na menção aos discípulos de João Batista em Mateus 9.14, de Moisés em João 9.28 e também dos fariseus em Marcos 2.18.

Já a palavra discipulado não ocorre na Bíblia, apenas o termo discípulo, e a expressão imperativa, “fazei discípulos” é que aparece. E isso acontece em Mateus 28.19. Desta forma, antes de construirmos um conceito de discipulado é importante entender o que é um discípulo e o que é fazer discípulos.

Jesus começou seu ministério chamando discípulos. A palavra discípulo era de uso comum na cultura Judaica, até Judas Iscariotes foi contado entre os discípulos em Mateus 10.2,4. Porem a palavra discípulo evoluiu em significado teológico e passou a ser empregada no Novo Testamento especialmente no livro de Atos com uma conotação mais própria para designar todos àqueles que se converteram ao evangelho.

De fato todos os crentes, todos os irmãos, sejam adultos ou crianças, passaram a compor a multidão dos discípulos, Atos 6.2, cujo número aumentava cada vez mais, como se lê em Atos 6.7, ...e a palavra de Deus era divulgada de modo que o número dos discípulos em Jerusalém se multiplicavam.

Portanto o discípulo de Cristo pode ser assim definido como toda pessoa que sendo salva por meio da fé em Jesus Cristo, inclusive uma criança, passa a segui-lo como seu senhor. Esta é a definição de discípulo. E a expressão fazer discípulos que é encontrada na grande comissão em Mateus 28.19, e que no original grego está na forma imperativa, literalmente significa discipular. Ação essa que compreende tanto admitir, alistar ou angariar discípulos, alunos.

Saber mais